O técnico Carlos Eduardo Patetuci, da Seleção Brasileira Sub-17, fez um balanço da temporada 2025. A Amarelinha conquistou o Sul-Americano da categoria de forma invicta (relembre aqui) e terminou em quarto lugar na Copa do Mundo disputada no Catar, também sem perder nenhuma partida (veja aqui).

“Esse ano de 2025 foi muito bom, muito positivo para a geração de 2008. Nós fomos campeões invictos Sul-Americano, com seis jogos. Na Copa do Mundo, fizemos oito partidas e terminamos invictos também. Chegamos em quarto lugar. Poderíamos ter ido mais à frente, chegado à final, mas eu qualifico esse ano como excepcional. Uma formação de uma geração bastante promissora para o futebol brasileiro”, destacou.
De acordo com Carlos Eduardo Patetuci, o ponto forte da geração 2008 é a coletividade.
“A força dessa geração realmente é a coletividade. Lógico que tem alguns atletas que se destacam, como o Ruan Pablo, um atacante de lado bastante promissor, que já atua no profissional do Bahia. Nós temos também o Angelo, que é um lateral direito bastante eficiente, que apoia e defende muito bem, é bastante equilibrado. Temos o Dell, que fez um ano espetacular e uma Copa do Mundo muito boa. Ganhou a chuteira de bronze como terceiro artilheiro da Copa do Mundo. Mas a coletividade é a força dessa geração”, avaliou.
Carlos Eduardo Patetuci tem 53 anos e é natural do Rio de Janeiro (RJ). Ele foi jogador de futebol e atuava como meio-campista e passou na base do Flamengo e Fluminense, onde se profissionalizou. Porém, seus primeiros passos no mundo da bola foram no futsal no São Cristóvão.
“Eu ingressei no futebol com 10 anos de idade, no futebol de salão, que hoje é o futsal. Então, gostava de jogar bola e fui para o São Cristóvão, na época, com 10 anos. E eu me apaixonei pelo futebol e por competir, porque jogar na rua é uma coisa, a gente começa a disputar campeonato e começa a competir. E eu fiquei três anos no futsal e logo depois eu fui para o futebol de campo, no Flamengo. Iniciei no futebol de campo nas divisões de base do Flamengo, com 13 anos, e fiquei até a categoria Sub-17. Depois da Sub-17 do Flamengo, fui para o Fluminense e terminei uma formação na base no Fluminense”, relembrou.



