Treinamento reuniu 64 profissionais em uma semana de atividades teóricas, práticas e físicas; iniciativa integra os investimentos da gestão Samir Xaud na profissionalização da arbitragem nacional.
A CBF concluiu nesta sexta-feira (23) a Intertemporada para árbitros da Série A do Campeonato Brasileiro. Os 64 participantes tiveram uma semana de trabalhos teóricos, práticos, físicos e simulações de situações reais de jogo, com foco em aprimoramento técnico, controle emocional e melhor trabalho em equipe. O treinamento é um dos investimentos da gestão de Samir Xaud para a profissionalização da arbitragem nacional. Uma nova edição do treinamento acontecerá entre julho e agosto, com árbitros de outras divisões.

Este é o segundo treinamento promovido pela Comissão de Arbitragem da CBF neste ano, mas com uma estrutura mais robusta que a do primeiro, realizado em abril. A começar pela presença de um público expressivo no treinamento: foram 64 árbitros, assistentes e VAR, 12 instrutores nacionais, dois instrutores FIFA de modo presencial. Para quem não esteve presencialmente, houve uma interação online inédita com toda a Seleção Nacional de Árbitros (SENAF), com momentos sendo transmitidos ao vivo para mais de 900 profissionais de arbitragem de todo o Brasil.
O evento foi organizado pela CBF através da Diretoria de Arbitragem, que conta com uma Comissão de Árbitros com 7 integrantes e com o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, com 14 profissionais, além de instrutores, fisioterapeutas e educadores físicos na condução das atividades.

O investimento em treinamentos para a categoria é reflexo do esforço da CBF e sua Comissão de Arbitragem na profissionalização da arbitragem. O primeiro momento foi dedicado a procedimentos para aumento dos acertos nas decisões da arbitragem, o que se refletiu nas primeiras rodadas do Brasileirão, nas quais foram registrados um total de nove erros em 116 partidas.
Créditos: CBF



