A Comissão de Arbitragem da CBF concluiu nesta sexta-feira (1º de agosto) a terceira concentração de árbitros em 2025. O evento contou com a participação de 64 árbitros, entre centrais, assistentes e árbitros de vídeo, e serviu como mais uma etapa para a padronização de conceitos e critérios dos profissionais do quadro nacional. A próxima edição será de 11 a 15 de agosto, com árbitros das Séries C e D.
Com programação dividida entre treinos físicos, técnicos e teóricos, realizados no Clube da Aeronáutica, o hotel Hilton Barra e o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), a concentração realizada entre 28 de julho e 1º de agosto teve como intuito compartilhar com os participantes as mesmas instruções repassadas aos árbitros FIFA presentes na edição anterior do evento.
“Desta forma produzimos o ambiente de igualdade na educação continuada proporcionada pela CBF, assim como um aprimoramento sobre questões relacionadas às regras do jogo, ações táticas, mecânicas de arbitragem, além de encorajar os árbitros com o autoconhecimento e a autorresponsabilidade, para que, de posse desses novos conhecimentos, possam atuar em campo de forma mais segura e equilibrada”, disse Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem.
O público desta concentração foi composto majoritariamente por árbitros das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, além de alguns representantes da Série C. Cintra destaca que neste evento foi possível comprovar que o trabalho de renovação de talentos proposto pela CBF tem dado resultados, como a diminuição da faixa etária média dos participantes. “Caiu aproximadamente de 38 para 33 anos a média de idade, com o mais jovem tendo 24 anos e o mais velho 44. Esta renovação é muito positiva para o quadro da Seleção Nacional dos Árbitros de Futebol”, destacou.
Créditos: CBF.



