Nesta sexta-feira (12), Yuri Romão comunicou oficialmente ao Conselho Deliberativo sua renúncia à presidência do Sport

Nesta sexta-feira (12), Yuri Romão comunicou oficialmente a sua renúncia à presidência do Sport Clube do Recife. O clube rubro-negro passará por uma eleição complementar na próxima segunda-feira (16). O seu mandato deveria ir até o final de 2026, mas os vários tropeços do clube nesta temporada fizeram com que a sua relação com o torcedor rubro-negro se desgastasse. Com isso em mente, o profissional optou por renunciar ao cargo. Na sua carta de reunião, Yuri Romão tratou de lembrar alguns feitos na sua gestão, como a busca pela modernização e a reestruturação patrimonial e financeira do Leão da Ilha.

 Ilha do Retiro. (Foto: Reprodução/ Internet)

“Durante os mandatos que nos foram atribuídos, priorizamos a modernização institucional e a consolidação de práticas de governança que entendemos essenciais ao enfrentamento dos desafios contemporâneos da gestão esportiva. Entre as frentes de atuação destacam‑se a reestruturação patrimonial e financeira; a regularização de obrigações trabalhistas; os investimentos em infraestrutura e o fortalecimento das categorias de formação (Base).”, iniciou.

Um dos principais fatores que minou a sua boa relação com o torcedor rubro-negro foi o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar do alto investimento feito para essa temporada, o clube pernambucano foi rebaixado com a pior campanha de um clube do futebol nordestino na Primeira Divisão, somando apenas 17 pontos e conquistando somente duas vitórias. Além disso, os gastos excessivos também prejudicaram o ano do clube.

Yuri Romão. (Foto: Reprodução/Internet)

Abaixo está a carta na íntegra:

Comunico formalmente meu afastamento do honroso cargo de Presidente do Sport Club do Recife, a partir de hoje.

Durante os mandatos que nos foram atribuídos, priorizamos a modernização institucional e a consolidação de práticas de governança que entendemos essenciais ao enfrentamento dos desafios contemporâneos da gestão esportiva. Entre as frentes de atuação destacam‑se a reestruturação patrimonial e financeira; a regularização de obrigações trabalhistas; os investimentos em infraestrutura e o fortalecimento das categorias de formação (Base).

Valorizamos profundamente o diálogo e a colaboração mantidos com os diversos atores que formam o mercado do Futebol, além, é claro, da relação sempre respeitosa que tivemos com esse Conselho, que sempre que necessário se fez presente, atento, crítico e colaborativo. Foi um privilégio compartilhar iniciativas, trocar experiências e buscar construir soluções conjuntas em um ambiente marcado pela complexidade e pela necessidade de respostas modernas e responsáveis.

Reafirmo que teremos aqui no Sport uma transição ordenada, garantindo a continuidade dos projetos em curso, com plena colaboração para a entrega de documentação, esclarecimentos técnicos e participação em reuniões que contribuam para a estabilidade administrativa e para a evolução da gestão do futebol em âmbito regional, nacional e internacional.

Creio firmemente na necessidade de consolidarmos um modelo de gestão racional e profissional para o futebol — conduzido por pessoas e instituições comprometidas com planejamento, transparência e sustentabilidade — e coloco‑me à disposição para contribuir com debates e agendas que busquem esse objetivo.

Agradeço pela parceria e por toda atenção e cordialidade com que fui tratado por esse órgão, permanecendo à disposição para contatos e tratativas que se fizerem necessários.

Pelo Sport Tudo!

Atenciosamente, Yuri Romão

 

Foto Destaque: Yuri Romão. (Foto: Reprodução/Internet)